quinta-feira, 7 de maio de 2015

Vídeo sobre textos literários e não literários


Exemplos de textos não literários

Notícias e reportagens jornalísticas, textos de livros didáticos de História, Geografia, Ciências, textos científicos em geral, receitas culinárias, bulas de remédio. 
Exemplos de textos literários são: poemas, romances literários, contos, novelas.


Nepal reconstruirá o país com casas à prova de terremotos, diz premiê

Declaração foi dada em visita à região do epicentro do tremor.
Governo também quer criar ministério para enfrentar desastres naturais.

O primeiro-ministro do Nepal, Sushil Koirala, anunciou em visita à região do epicentro do tremor que devastou o país a construção de casas à prova de terremotos e a criação de um ministério para responder a esse tipo de crise.
"Muitas casas ficaram destruídas por todo o país. Agora o governo planeja construir imóveis que sofram menos com o impacto dos terremotos", disse Koirala em entrevista publicada pelos jornais locais "My Republica" e "Kantipur".
Além disso, o primeiro-ministro antecipou que seu governo pretende criar, da mesma forma que outros países, um ministério para enfrentar os desastres naturais.
"Trabalhemos juntos em vez de criticar o governo", disse Koirala, pedindo à oposição e outros setores da sociedade que respondam aos desafios vividos pelo país "com coragem" e deixem de lado "as visões pessimistas".
Segundo o último balanço oficial, o terremoto causou pelo menos 7.557 mortes, deixou 14.404 feridos e obrigou 2,8 milhões de pessoas a deixarem suas casas. Mais de 200 mil imóveis foram destruídos e outros 190 mil danificados.
Foi o tremor de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região em uma década desde 2005, quando outro terremoto deixou mais de 84 mil mortos na Caxemira.


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/05/nepal-reconstruira-o-pais-com-casas-a-prova-de-terremotos-diz-premie.html

Exemplos de textos literarios

Se Eu Morresse Amanhã (Álvares Azevedo)     

Se eu morresse amanhã, viria ao menos 
Fechar meus olhos minha triste irmã, 
Minha mãe de saudades morreria 
Se eu morresse amanhã! 
Quanta glória pressinto em meu futuro! 
Que aurora de porvir e que manhã! 
Eu perdera chorando essas coroas 
Se eu morresse amanhã! 
Que sol! que céu azul! que doce n’alva 
Acorda ti natureza mais louçã! 
Não me batera tanto amor no peito 
Se eu morresse amanhã! 
Mas essa dor da vida que devora 
A ânsia de glória, o dolorido afã... 
A dor no peito emudecera ao menos 
Se eu morresse amanhã! 



Minha Desgraça (Álvares de Azevedo) 


Minha desgraça não é ser poeta, 
Nem na terra de amor não ter um eco, 
E meu anjo de Deus, o meu planeta 
Tratar-me como trata-se um boneco... 
Não é andar de cotovelos rotos, 
Ter duro como pedra o travesseiro... 
Eu sei... O mundo é um lodaçal perdido 
Cujo sol (quem mo dera!) é o dinheiro... 
Minha desgraça, ó cândida donzela, 
O que faz que o meu peito blasfema, 
É ter para escrever todo um poema 
E não ter um vintém para uma vela.                                     
Linguagem literária: pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação. A Literatura deve ser compreendida como arte e, como tal, não possui compromisso com a objetividade e com a transparência na emissão de ideias. A linguagem literária faz da linguagem um objeto estético, e não meramente linguístico, ao qual podemos inferir significados de acordo com nossas singularidades e perspectivas. É comum na linguagem literária o emprego da conotação, de figuras de linguagem figuras de construção, além da subversão à gramática normativa.


Linguagem não literária: pode ser encontrada em notícias, artigos jornalísticos, textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias, propagandas publicitárias, textos científicos, receitas culinárias, manuais, entre outros gêneros textuais que privilegiem o emprego de uma linguagem objetiva, clara e concisa. Considerados esses aspectos, a informação será repassada de maneira a evitar possíveis entraves para a compreensão da mensagem. No discurso não literário, as convenções prescritas na gramática normativa são adotadas.
A linguagem nada mais é do que a expressão do pensamento por meio de palavras, sinais visuais ou fonéticos, através dos quais conseguimos estabelecer a comunicação. Compreender os aspectos presentes em cada uma das linguagens é fundamental para a melhor compreensão dos diferentes tipos de discurso que produzimos e aos quais estamos expostos em diferentes situações comunicacionais.
Fonte: http://www.brasilescola.com/literatura/linguagem-literaria-naoliteraria.htm